terça-feira, 20 de dezembro de 2016

4º Dia | José - Novena de Natal


Texto para imaginar 
    Maria estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu a sua esposa. 
 (Do Evangelho segundo S. Mateus)

1.José, que era um homem justo e não queria difamá-la 

    Uma família Sagrada não é uma família sem problemas. José sentiu dúvidas a respeito de Maria e teve de discernir. 
    Coloca-te na pele de José. Vê como sente, pensa, reage. Quem é José? O que podes aprender dele?

2.Despertando do sono 

    O sono é muitas vezes uma metáfora da morte, da angústia, da dúvida e da luta interiores. Como saber para onde ir quando estamos desorientados e confusos? 
    Medita sobre o processo de discernimento de José. Como fazes os teus discernimentos, sobretudo quando estás confuso/a?

3.Recebeu a sua esposa 

    José passou da deceção e da dúvida à confiança. Para Maria e José, o Natal foi, em grande medida, uma história de reconciliação e crescimento. 
    Imagina o encontro entre José e Maria: de que terão falado e sentido? Como cresceu a sua relação? As tuas relações precisam de Natal?

Sem comentários: