domingo, 18 de dezembro de 2016

2º Dia | Os Anjos - Novena de Natal


Textos para imaginar 
     Ao sexto mês [de gravidez de Isabel], o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Ao entrar em casa [de Maria], o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo». [O] anjo [prosseguiu]: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho». 
    [Depois] o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». 
    [Mais tarde,] um anjo do Senhor apareceu [aos pastores], e a glória do Senhor refulgiu em volta deles (…). O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo». 

(Dos Evangelhos segundo S. Lucas e S. Mateus) 

1. O anjo Gabriel foi enviado por Deus 
    Imagina o encontro entre Maria e o anjo. Nota a maneira como o anjo comunica. Como é que ele exerce a sua missão? Reflete, em seguida: quem são os anjos da minha vida? E que tipo de anjo sou para os outros? 

2. Não temas 
    Os anjos tiram-nos os medos: de Deus, de nós próprios, da vida, da morte. 
    Que medos te habitam hoje? Que medos afligem os que estão à tua volta? Acolhe a paz que Deus te quer dar. 

3. Anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo 
    Depois do medo, a alegria. Será que a fé ainda te traz alegria? 
    Será que também tu és um anjo da alegria do Natal para os outros? De que forma?

Sem comentários: