quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Andor do Arcanjo São Rafael 2014


    O nosso grupo como já vem sendo tradição comprometeu-se a preparar e a ornamentar o andor de São Rafael, tendo escolhido para tema do andor: "Aliança Eterna com Deus". A escolha deste tema relaciona-se com o facto de São Rafael, além de ser o "Arcanjo" da cura dos doentes, ser também um santo que auxilia no compromisso e no matrimónio.


(Realização dos Desenhos - Nuno Parreira)

(Realização do projecto em 3D - António Silva)

Em passagens do Antigo Testamento pode ler-se a história de Tobias e de seu pai que passou pela provação da cegueira, sendo através do auxílio de São Rafael, enviado por Deus, que Tobias procurou a cura para o pai. Para além da cura do pai, Tobias sob a graça de São Rafael encontrou a esposa Sara.





Na estrutura do andor encontram-se edificados vários elementos que irão ser aqui descritos para a melhor compreensão do tema.

    Os espelhos espalhados pelo andor simbolizam a forma humana que o anjo São Rafael assumiu na terra para ajudar Tobias na cura da cegueira do seu pai, bem como a visão recuperada pelo pai de Tobias.

    Os triângulos em veludo e de espelho representam a união perfeita entre marido e mulher quando concretizam o sacramento do matrimónio, tal como Tobias e sua esposa Sara. 

    As Alianças são símbolo do compromisso não só do matrimónio, como também do compromisso com Deus e a sua igreja. 

    Nas almofadas está expressa a mensagem deixada por São Rafael ao mundo, enquanto o guarda-jóias de cor azul simboliza o local onde se guarda a maior jóia do mundo, a palavra de Deus. 

    As flores brancas presentes remetem para a pureza do anjo São Rafael e da sua mensagem divina transmitida a nós cristãos. 
______________________________________

Por fim, e não menos importante, queremos agradecer a todos aqueles que nos ajudaram na elaboração e ornamentação do andor deste ano:

- Obrigado Sr. Marco Borges pelos maravilhosos arranjos florais que deram um toque de brilho e elegância ao nosso andor e pela sua disponibilidade ano após ano.

- Obrigado Senhora Maria da Conceição (Mãe do Tó) pelo seu grandioso trabalho na confecção das duas alianças e das duas pequenas almofadas.

- Obrigado Senhora Leonilde Mendonça pela elaboração das letras em estanho para as nossas almofadas, realizando, com o seu dom, um esplêndido trabalho. 

- Obrigado Senhora Palmira (Palmira Tecidos) pela oferta de todos os tecidos usados no andor.

- Obrigado família Parreira por novamente nos receber em sua casa com todo o carinho e alegria para a  construção do andor deste ano.

A todos vós o nosso muito obrigado do fundo do coração.

"Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu."

Sem comentários: