sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Oração toca o coração de Deus


    É possível e preciso tocar o Senhor. Esse encontro dá-se através dos sacramentos, dos irmãos, das coisas naturais, mas de modo especial dá-se pela oração. Esta é o caminho mais curto para esse encontro.

    Pela oração podemos conhecer a verdade de Deus e isso leva-nos à conversão constante, principalmente porque oração é a resposta a um Deus amoroso que chama-nos para o amor. Somente quem crê num Deus pessoal pode orar porque oração é diálogo. Deus convida-nos a ese diálogo: quem tem sede, venha a mim; escutai-me e vinde a mim; ouvi-me e haveis de viver.

    A nossa oração é, apenas uma resposta a esse Deus que nos chama. A oração verdadeira é muito mais escutar a Deus, do que falar. Nós precisamos dizer como Samuel: Fala Senhor, que o teu servo escuta. Orar é também sentir-se na presença de Deus. Depois de tomarmos conta dessa presença, devemos ficar escutando. Deus tem sempre algo para nos dizer, mas só fala no silêncio.

    O homem moderno devia sentir necessidade imperiosa de retirar-se. O homem de hoje não deve buscar apenas o descanso, mas também o encontro com Deus e consigo mesmo. As pessoas devem sentir necessidade de rezar. A oração comunitária tem uma força sem medida. O próprio Jesus afirma que, quando dois ou três estiverem reunidos em seu nome Ele estará presente. Na comunidade é possível experimentar essa presença.

    A pedagogia de Deus é muito boa, pois assim não caímos na tentação de pensar que temos algum poder. É muito importante que nós sejamos fiéis à prática da vida de oração. Faça essa experiência e verá.
 Pe. António Rocha

"Senhor ensina-nos a orar..." (Lucas 11 ,1)

Sem comentários: