sábado, 22 de outubro de 2011

Reflexão sobre o XXX DOMINGO T.C.


A primeira leituraLeitura do Livro do Êxodo
Ex 22, 20-26
garante-nos que Deus não aceita a perpetuação de situações intoleráveis de injustiça, de arbitrariedade, de opressão, de desrespeito pelos direitos e pela dignidade dos mais pobres e dos mais débeis. Qualquer injustiça ou arbitrariedade praticada contra um irmão mais pobre ou mais débil é um crime grave contra Deus, que nos afasta da comunhão com Deus e nos coloca fora da órbita da Aliança.

A segunda leituraLeitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
1 Tes 1, 5c-10
apresenta-nos o exemplo de uma comunidade cristã que, apesar da hostilidade e da perseguição, aprendeu a percorrer, com Cristo e com Paulo, o caminho do amor e do dom da vida; e esse percurso — cumprido na alegria e na dor — tornou-se semente de fé e de amor, que deu frutos em outras comunidades cristãs do mundo grego.

O EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 22, 34-40
diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.

“Amarás o Senhor teu Deus 
e o próximo como a ti mesmo»

Sem comentários: