domingo, 1 de maio de 2011

Papa beatifica João Paulo II

Seis anos após sua morte, o papa João Paulo II foi proclamado beato, ontem, pelo seu sucessor, Bento XVI, em uma cerimónia assistida por 1,5 milhão de pessoas na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Com a nossa autoridade, concedemos que o venerável servo de Deus João Paulo II seja chamado de beato e que se possa celebrar a sua festa todos os anos, no dia 22 de Outubro, nos lugares e conforme as regras estabelecidas pelo direito", declarou o pontífice. Seguiram-se oito minutos de palmas.

Na janela principal da fachada da Basílica de São Pedro, uma cortina correu devagar para mostrar um rosto sorridente e ainda cheio de juventude de João Paulo II, com uma auréola de santo aplicada em fundo de céu azul. A freira francesa Marie Simon Pierre, beneficiada pelo milagre aprovado para a beatificação, depositou junto do altar uma relíquia de seu benfeitor - uma ampola com sangue colhido no hospital, em seus últimos dias de vida.

"Giovanni Paolo, Giovanni Paolo!", gritaram os compatriotas poloneses, num entusiasmo contagiante que a multidão ecoou. A julgar pelas bandeiras vermelhas e brancas, os poloneses eram maioria na praça, cerca de 80 mil peregrinos.

Bento XVI também parecia emocionado em beatificar o seu antecessor, com quem ele trabalhou durante 23 anos. "Passaram-se já seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele tempo, sentíamos pairar o perfume da sua santidade", afirmou o papa em sua homilia. "Ele abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e económicos, invertendo com a força de um gigante, uma tendência que podia parecer irreversível", acrescentou.

SANTO
Beato pode ser canonizado em anos
O papa João Paulo II pode ser canonizado "dentro de alguns anos", declarou o número dois do Vaticano, o cardeal Tarciso Bertone.

"Basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal, (uma cura) vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos", afirmou o cardeal.

Durante a manhã, depois da declaração de beatificação pronunciada em polonês por Bento XVI, muitas pessoas presentes à Praça São Pedro clamaram "Santo Subito" (Santo Já), como fizeram há seis anos, durante o seu funeral.

A beatificação de João Paulo II foi realizada em tempo recorde. Geralmente, o processo começa cinco anos após a morte do candidato.

João Paulo foi beatificado no dia em que a Igreja celebra o Dia da Divina Misericórdia, que neste ano caiu no 1º de Maio, coincidindo com o Dia do Trabalho, o que para muitos é uma feliz coincidência, já que o papa foi operário metalúrgico.

Deixamos um vídeo com música escrita e cantada pelos Anjos de Resgate, em homenagem ao nosso Peregrino de amor, ao Amigo dos Jovens, João Paulo II!


Sem comentários: